terça-feira, setembro 05, 2006

 

Dicionário Magic Divers - Gato

No fim de semana passado um companheiro de mergulho que passa a vida aos saltos teve uma observação interessante. "Oh Magic Divers" dizia o rapaz, "as pessoas estão sempre na expectativa de ver o que vai acontecer quando voçês se juntam".

Achei o comentário merecedor de alguma reflecção.

Ora como se sabe a equipa do Magic Divers é conhecida fundamentalmente por três motivos: falar com sotaque penicheiro, pôr café moído na mousse de chocolate, dizer disparates após os mergulhos (narcose r0x) e ter o seu próprio dialécto "mergulhístico". Ok, são quatro motivos.

Estamos obviamente atentos às necessidades das pessoas que nos rodeiam, e tendo noção que o dialécto "mergulhístico" Magic Divers não está devidamente documentado, passaremos a partir de agora a elaborar o "Dicionário Magic Divers". A palavra de hoje é "gato"

Ora então o que é um gato?

Segundo o Wikipedia: "The cat (or domestic cat,house cat) is a small carnivorous mammal of the subspecies Felis silvestris catus. It is a skilled predator and intelligent animal, known to hunt over one thousand species for food, and capable of being trained (and learning by itself) to manipulate simple mechanisms such as lever-handled doors and flush toilets (see Cat intelligence). It has lived in close association with humans for 3,500 to 8,000 years[1], figuring prominently in the mythology and legends of several cultures." Ok, é a opinião deles. (Nota: Desculpem ter aqui texto em estrangeiro mas não havia ninguém disponível para traduzir)

Um "gato" é um mergulhador. Mas é um mergulhador muito particular. É um mergulhador que marca o seu território. Tal como os gatos domésticos, um "gato" marca o seu território. Os gatos domésticos urinam no seu território (não estou a inventar, li isto aqui). Os mergulhadores, em geral, sendo gente asseada não anda a urinar assim à parva. Mas há outras formas de marcar território.

Há umas semanas vi um "gato", e vinha na companhia de uma amiga. Iam mergulhar. Aliás, acho que não eram amigos. Ou pelo menos pareceu-me que havia Ali qualquer coisa mais. E não fui só eu que constatou este facto, o Tenenta Lover (detentor de 50% das acções do Magic Divers) acho o mesmo. Se assim não fosse, o "gato" não teria "urinado" na sua companhia. E como é que urinou? Um carinho estratégico, visível a todos os que o rodeiam é prática corrente de um "gato". Acho que já estão a ver o filme. É uma apertadela no colete, uma ajuda a carregar equipamento ou mesmo um "aqui sento-me eu" quando se está à mesa. Pensando bem, todos nós temos um pouco de comportamento de "gato". Há é motivações diferentes. Uma coisa é marcar território outra coisa é marcar a ver se pega. E como sabem, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Agora que falo nisto, este fim de semana acho que ouvi um comentário de "gato". Diziam-me na esplanada "Bolas, um gajo não pode trazer para o vosso grupo uma amiga de quem se goste". Vou pensar um bocado nisto e qualquer dia pode ser que escreva sobre o assunto. Posso é dizer com toda a segurança que os membros do Magic Divers são pessoas sérias. Tragam quem quiserem à vontade. Ninguém corre perigo de ser urinado. Siga... =D

Comments:
Quem costuma conviver com gatos sabe que esse terrivel hábito de marcar território é totalmente desprovido de sentido. A marcação é uma situação que para além de ser desagradável para quem a sente (de uma forma ou de outra) é totamente infrutifera quando existem outros machos no perimetro, uma vez que irá ser a fémea a escolher o seu parceiro...
Este fenómeno ainda que primitivo pode constituir um momento muito gratificante para a fémea ao constatar que existem (um ou mais) gatos dispostos a marcar territorio por ela (a chamada massagem ao ego), tornado-se então numa actividade primitivamente saudável.
Recomendação adicional: vejam lá onde marcam o território... o odor demora muito tempo a sair e mancha(cuidados com os fatos de mergulho)
Miss Piggy
 
Até se pode dar o caso do odor nunca mais sair =)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?