quinta-feira, setembro 07, 2006

 

Magic Divers All-Stars: Clã Iglo


Há mergulhadores que se destacam (e mergulhadoras? Ui ui... até há algumas que estão sempre em fora de jogo). E depois há famílias inteiras que estão num patamar tão elevado que não deixam qualquer hipótese à equipa do Magic Divers senão dar início à nossa nova secção Magic Divers All Stars.

Ora o Clã Iglo. Como é que eu hei-de começar? Quando se descende de um velho lobo do mar o mais normal é ter-se um grande à vontade no mar. É a tal "aquacidade" que tanto se fala durante as formações de mergulho. Os Iglos não só gozam de grande aquacidade como conseguem realizar a vinte metros de profundidade tarefas que não estão ao alcance de todos. Mais, conseguem fazê-lo de forma absolutamente sincronizada e complementar.

Comecemos pela mais jovem. Ora a catraia é a mergulhadora que melhor consegue manter o seu equipamento completamente. O seu... e o dos outros. Há uns meses atrás tinha a Iglo Junior como dupla de mergulho. Fechei a mão direita e estiquei o dedo indicador em direcção a uma rocha. Toda a gente sabe que, pelo menos na PADI, este é o sinal para "olha na direcção deste dedo porque está um polvo dentro daquele buraco ali à frente". A Iglo Junior também sabe disto, mas a sua primeira preocupação foi retirar as algas que estavam na minha luva. Isto é que é serviço.

Ora depois temos os gémeos: Crazy Iglo e a Iglo Senior.

A PADI é uma instituição com fins comerciais. Não me incomoda que assim seja. Gosto da formação e os limites conservadores parecem-me bem para mergulho recreativo. Mas gasta-se dinheiro. E à medida que se vão tirando certificações começa-se a fazer as contas ao investimento total e podemos chegar ao ponto em que pensamos "mas será que fiz bem em gastar este dinheiro todo?". Crazy Iglo, atento a este fenómeno, está sempre a tentar criar situações que levem os mergulhadores a sentirem que fizeram um bom investimento. E comigo o Crazy Iglo tem sido excelente. Quando eu menos espero o Crazy Iglo finge ter um problema e "obriga-me" a usar os ensinamentos do curso de Rescue Diver. Só me resta agradecer: Crazy Iglo, obrigado por me manteres sempre alerta =)

Para fechar temos a Iglo Sénior, a encarnação do PADI Equipment Specialist. Quem não for hábil a equipar e a desequipar um buddy nem pode abicionar a mergulhar com o Clã Iglo. Sempre a por-nos à prova, a Iglo Senior diversifica a provas a que nos vai submetendo à superfície e durante um mergulho. Não será estranho ouvir "Tenenta Slave... a barbatana", e lá vai o Tenenta Slave ajudar a calçar a barbatana. Na Pedra do Meio em Sesimbra, até eu fui posto à prova. Julgava eu que a Iglo Senior estava a acenar para mim, obviamente o sinal PADI para "estou tão contente dentro de água que me apetece-te dizer adeus para saber se também estás contente por aqui estar". Estava completamente enganado. Estava a ser posto à prova. Só à terceira "acenadela" é que percebi que estavamos a simular o exercício "Estás a ver que podemos ficar com a garrafa presa pelos dentes se não a apertarmos bem ao colete?". Chumbei no exercício por ter demorado muito tempo. Mas aprendi a lição.

E é isto caros leitores. Um exemplo perfeito de uma família que mergulha e que ainda presta um serviço à comunidade: Ajudam os mergulhadores a fazerem revisões de conhecimentos. Ajudam os mergulhadores a conhecer bem o equipamento. E porque temos de nos sentir bem com o nosso equipamento, a mantê-lo o mais limpo possível... não vá haver alguém a dizer "K'órror... olha aquele mergulhador cheio de limo. Que mau aspecto."

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?