quarta-feira, novembro 01, 2006

 

Guia de sobrevivência… underwater…

Imaginem o pior dos cenários: o vosso buddy desapareceu (aparentemente foi tirar fotografias a uma sereia e nunca mais voltou), desconhecem o local onde se encontram (sem bússola, sem profundímetro e sem computador de bordo - desculpem… de mergulho) e de repente… são atacados por um enorme nudibranquio esfomeado, que vos deixa cheios de baba (impedindo logicamente de ver por onde vão)… o que fazer nessa situação?

Eis que mais uma vez o nosso serviço de informação MagicDivers, sempre na liderança da inovação no mergulho recreativo (umas vezes mais que outras…), vos dá informações detalhadas… atirem-se ao nudibranquio com unhas e dentes (retirem o regulador da boca primeiro…) ou façam-lhe um moche... Eu disse Moche, não B… quantos mais melhor (moches, claro!!!)…

Como é obvio isto resulta com o nudibranquio, mas não com outras espécies… o que fazer então?
Segundo um artigo de uma prestigiada publicação online http://www.divequalquercoisa.com/ deveremos sempre seguir as seguintes indicações:
Breathe First, Think Second: The first thing to do when something really bad, whether it's a barracuda bite or a jellyfish sting, has happened is to close your eyes for a second and breathe. Once you're not panting and gasping, you can look around, assess the situation and plan your ascent."
Ou seja se já só tiverem metade do corpo, respirem na mesma… nem vale a pena pensar… o melhor mesmo é fechar os olhos!!!


You won't always know what bit or stung you. But once you're reasonably in control, it's a good idea to try to figure it out as close as you can. "Was it in a shell? Was it a fish? Something translucent like a jellyfish? Any details you can discern will help you get the proper care."
Sempre saberemos a quem dar os parabéns por ter conseguido fazer aquilo que sempre desejámos e não tivemos coragem: aniquilar-te!

Ascend Safely: Most first aid starts once you're out of the water, and getting there safely is a critical part of the process. "The decompression issue makes accidents in the underwater environment a unique challenge. People's first instinct is to shoot to the surface, but an air embolism or severe case of decompression sickness can be as dangerous as the situation you're trying to treat."
Subindo devagar damos mais hipoteses de o ataque ser bem sucedido… já viram o que era ter um tubarão alentejano a arfar feito doido atrás de um de nós… tsss… não se faz!!!

Quando chegarem á superfície gritem baixinho por socorro e parem lá de esbracejar para chamar a atenção… façam-nos um favor… não dêem trabalho a todos aqueles que estão a mergulhar descansados e ainda por cima tem o “rescue”… e façam amizade com o nudibranquio.

“Os nudibranquios são nossos amigos”


Lamentamos – ou não - o facto do nosso tradutor de estrangeiro ainda se encontrar em mau estado após ter sido mordido intensa e incessantemente por um polvo desdentado… ainda se encontra em estado de choque, com chupões por todo o corpo e com mau prognóstico… coitado!!!

Não percam o próximo episódio onde serão fornecidas indicações para primeiros socorros em mergulho… ou segundos socorros…

Saudações suínas
Miss Piggy

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?