quarta-feira, dezembro 06, 2006

 

Sinalética Magic Divers

Muitas "conversas subaquáticas" envolvem números (por exemplo, quando nos referimos à pressão da garrafa ou ao tempo de descompressão) e muitas vezes podemos ter só uma mão livre (porque uma delas segura uma máquina fotográfica ou uma lanterna ou está a ser devorado por um peixe que estava farto de comer pés e optou experimentar uma mão). Para enfrentar situações destas o Magic Divers apresenta o sistema "One Hand Numbering", um sistema de comunicação de números entre mergulhadores utilizado apenas uma mão.

De acordo com o que consegui apurar, este sistema foi introduzido por um piloto da força aérea (e mergulhador nos tempos livres) que se baseou nos sinais utilizados por pilotos enquanto voavam em “radio silence”. (Curiosamente o mesmo piloto/mergulhador inventou o para-diving, mas teve um fim trágico quando tentou insuflar o BCD em vez de abrir o paraquedas. Pelos vistos há coisas que não se deve misturar. Better luck next time dude!)

Quem quiser ter uma cópia desta sinalética poderá obtê-la através do seguinte link:

http://www.advanceddivermagazine.com/FreePDFs/Onehandnumbering.pdf

E já que estamos a abordar o tema de sinais com uma mão, deixa-me apresentar mais um.

Este sinal é conhecido internacionalmente, utilizado por todos nós numa altura ou outra (jogos de bola, no meio de um engarrafamento de trânsito, etc.) e que é facilmente reconhecido, mesmo por aqueles com capacidades cognitivas reduzidas que dificultam o reconhecimento do número de dedos (afinal só há um dedo para contar).

Esse sinal dedico, com um grande sorriso à Magic Divers, às pessoas que se sentiram incomodadas com o meu pós-modernismo e falsa sofisticação quando cometi o grande pecado de fazer referência a outro centro de mergulho que não o “preferido”. Sim, aquele com turmas de OWD e AOWD ao granel, que só faz cursos profissionais se houver “n” alunos, com formadores que abandona formandos para fotografar peixinhos e que marca mergulhos em dias com previsão de ondas com 10m, ventos ciclónicos e chuvas torrenciais porque o tempo pode ficar melhor. O que eu estava a pensar!

Citando o Bill Engvall:
Here’s your sign.” ..!..
Calipo


Comments:
Ah ganda Calipo, sim senhor e até que enfim. Tava a ver que te tinhas transformado em ameba e já não respondias a provocações.

Sempre a considerar-te :-)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?